A Chevrolet está no centro de uma controvérsia relacionada à correia banhada a óleo dos motores dos modelos Onix e Tracker, após relatos de problemas mecânicos por parte de proprietários. A montadora americana afirma que uma parte significativa das críticas nas redes sociais apresenta indícios de automatização, sugerindo que robôs estariam atacando a reputação do produto. Para mitigar os riscos, a GM introduziu uma nova peça mais resistente e alerta sobre o uso de óleos inadequados que podem causar danos graves ao motor.
De acordo com a Chevrolet, apenas 3% dos proprietários relataram problemas com a correia, mas o volume de postagens negativas nas redes sociais tem gerado preocupação entre potenciais compradores. A montadora monitorou os comentários e identificou padrões suspeitos, como perfis vazios que não interagem com outros conteúdos, levantando a hipótese de que bots estariam envolvidos na disseminação de críticas. Hermann Mahnke, diretor de Produtos Digitais da GM, expressou preocupação com essa situação e a possibilidade de um ataque coordenado contra a imagem da empresa.
A nova correia banhada a óleo, agora produzida em borracha sintética nitrílica hidrogenada (HNBR), promete maior durabilidade e resistência a contaminantes. A Chevrolet recomenda o uso de óleo SAE 0W-20 com selo Dexos 1 e oferece garantias para inspeções em veículos mais antigos. Essa estratégia visa atender especialmente os segundos proprietários, que podem não ter acesso ao histórico completo de manutenção dos veículos adquiridos.