A Global Sumud Flotilla, que partiu de Barcelona com o objetivo de levar ajuda humanitária a Gaza, foi forçada a retornar ao porto nesta segunda-feira (1°/9) devido a condições meteorológicas adversas no mar Mediterrâneo. A expedição, que conta com a presença do ativista brasiliense Thiago Ávila e da ambientalista sueca Greta Thunberg, havia iniciado sua jornada no domingo (31/8) e tinha previsão de chegada em Gaza para 13 de setembro.
A decisão de interromper a viagem foi tomada após rajadas de vento superiores a 55 quilômetros por hora serem registradas, levando a coalização a priorizar a segurança dos participantes. A flotilha, que reúne 80 embarcações de 44 países e cerca de 700 pessoas, planejava fazer paradas em três pontos do Mediterrâneo antes de chegar a Gaza. A nova data para a partida ainda não foi definida.
Esta não é a primeira tentativa de Thiago Ávila e Greta Thunberg de chegar à Faixa de Gaza; uma expedição anterior em junho de 2025 foi interceptada pela Força de Defesa de Israel. O ativista brasileiro chegou a iniciar uma greve de fome em protesto pela detenção dos participantes. A atual situação levanta preocupações sobre as dificuldades enfrentadas por iniciativas humanitárias na região.