A deputada do partido Democrata, Alexandria Ocasio-Cortez, pediu que o governo de Donald Trump explique os motivos da aplicação do tarifaço de 50% sobre produtos brasileiros, que entrou em vigor em 6 de agosto. Sem fornecer detalhes, Trump decretou Emergência Nacional, alegando que a alíquota extra é uma resposta a ameaças à segurança nacional dos Estados Unidos. O questionamento da parlamentar foi formalizado por meio de uma proposta de emenda ao projeto de lei do Orçamento de Defesa, que ainda precisa ser aprovado.
Na sugestão enviada, Ocasio-Cortez exige que o Departamento de Defesa emita um relatório detalhando quais políticas e práticas brasileiras constituem uma ameaça à segurança nacional e à economia dos EUA. Além disso, a deputada pede uma avaliação do impacto das tarifas nas relações entre os dois países. O tarifaço afeta 36% dos produtos exportados pelo Brasil aos EUA, incluindo itens como máquinas agrícolas e carnes, embora 694 produtos estejam isentos da cobrança total.
O governo brasileiro já se prepara para possíveis novas sanções após o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF), que começa na próxima terça-feira. A aplicação da sobretaxa de 50% foi justificada por Trump, que mencionou o julgamento de Bolsonaro como uma das razões para a medida. Com os democratas em minoria no Congresso, a emenda proposta por Ocasio-Cortez pode enfrentar dificuldades para obter apoio suficiente.