O ex-deputado federal Rafael Motta segue internado em coma induzido no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, após sofrer um grave acidente de kitesurfe em Natal no dia 22 de agosto. De acordo com o boletim médico divulgado no último sábado, ele será submetido a uma nova cirurgia para correção de fraturas na face e no antebraço esquerdo nos próximos dias. O estado clínico do ex-parlamentar é considerado estável, embora ele continue entubado e sob vigilância médica constante.
Na última quarta-feira, 27 de agosto, Rafael já havia passado por uma cirurgia para correção de fraturas na coluna e no esterno, apresentando evolução satisfatória no pós-operatório. O acidente ocorreu nas proximidades do Forte dos Reis Magos, e Motta foi transferido para São Paulo na madrugada do dia 25, após uma cirurgia torácica no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal, para tratar uma lesão brônquica.
Rafael Motta, que foi deputado federal pelo Rio Grande do Norte entre 2015 e 2022 e vereador em Natal entre 2013 e 2014, é pré-candidato à prefeitura de Natal nas eleições de 2024. A situação de saúde do ex-deputado gera preocupação entre seus apoiadores e a comunidade política local, que aguarda atualizações sobre sua recuperação.