A Academia Brasileira de Letras (ABL) divulgou um comunicado lamentando a morte do renomado escritor Luis Fernando Verissimo, que ocorreu na madrugada de sábado, 30 de agosto de 2025, em Porto Alegre. O autor gaúcho faleceu aos 88 anos em decorrência de complicações causadas por um quadro grave de pneumonia. Nascido em 26 de setembro de 1936, Verissimo foi filho do também escritor Erico Verissimo e viveu parte de sua infância e adolescência nos Estados Unidos antes de retornar ao Brasil.
Além de sua vasta contribuição à literatura, Luis Fernando Verissimo atuou como cartunista e roteirista. A ABL destacou sua trajetória em seu comunicado, mencionando que ele trabalhou em publicidade antes de se dedicar ao jornalismo, onde se tornou uma referência com sua coluna no jornal Zero Hora. Ao longo de sua carreira, publicou mais de 60 livros, incluindo obras como ‘O Analista de Bagé’, ‘Comédias da Vida Privada’ e ‘As Mentiras que os Homens Contam’, que o tornaram um dos autores mais queridos e bem-sucedidos do Brasil.
A morte de Verissimo representa uma grande perda para a literatura brasileira e para o público que o admirava. Seu legado literário e suas contribuições ao jornalismo continuarão a influenciar gerações futuras. A ABL e os leitores lamentam profundamente a partida desse ícone da cultura nacional, cuja obra transcendeu fronteiras e conquistou leitores em diversos idiomas.

