Luis Fernando Veríssimo, ícone da literatura brasileira, morre aos 88 anos

Fernando Alcântara Mendonça
Tempo: 2 min.

O renomado escritor Luis Fernando Veríssimo faleceu neste sábado, 30 de agosto de 2025, em Porto Alegre, aos 88 anos. Em uma entrevista de 2019 ao apresentador Pedro Bial, Veríssimo refletiu sobre sua visão da morte, expressando a incerteza que sentia como ateu. “A morte é a última coisa que eu quero que me aconteça. A gente acaba começando a pensar no pós-morte, infelizmente, para quem é ateu como eu, não tem esse consolo de esperar um pós-morte”, disse ele na ocasião.

Veríssimo havia sido internado em agosto devido a um quadro grave de pneumonia e deixa sua esposa, Lúcia Helena Massa, e três filhos. Com mais de 80 títulos publicados, ele é considerado um dos autores mais populares da literatura brasileira contemporânea. Sua morte representa uma grande perda para o cenário literário do país, sendo lembrado por muitos como um dos maiores nomes da literatura nacional.

A repercussão de sua morte foi imediata, com figuras públicas e leitores expressando suas condolências e homenagens. O velório do cronista será realizado na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, onde amigos e admiradores poderão prestar suas últimas homenagens. O legado literário de Veríssimo continuará a influenciar gerações futuras.

Compartilhe esta notícia