Um filhote de gato-do-mato-pequeno (Leopardus guttulus) com melanismo foi encontrado por um agricultor em Luiz Alves, Santa Catarina, na quinta-feira (28). O animal, que possui pelagem totalmente preta devido a uma condição genética rara, estava sozinho em uma árvore em uma plantação de bananas. Com apenas 15 a 20 dias de vida, o filhote aparentava estar saudável e foi resgatado após chamar a atenção do trabalhador local.
Após o resgate, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente acionou o Centro de Triagem de Animais Silvestres, que recomendou o encaminhamento do filhote ao Serviço de Atendimento de Animais Silvestres de Blumenau, no Hospital Veterinário da Furb. Desde então, ele recebe leite especial e cuidados veterinários. O melanismo é uma mutação genética que aumenta a produção de melanina, tornando a pelagem dos animais mais escura e é considerado raro nesta espécie, que está em perigo de extinção, conforme o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Este resgate é o segundo caso em menos de uma semana, já que um outro filhote com a mesma condição foi encontrado em Jaraguá do Sul no dia 25. A presença desses animais silvestres com características raras ressalta a necessidade urgente de conservação e proteção das espécies ameaçadas, além de gerar interesse nas redes sociais, onde o primeiro filhote viralizou por sua aparência incomum.