A colheita do milho de segunda safra 2024/25 no Paraná alcançou 86% da área cultivada até a segunda-feira, 18, segundo o Departamento de Economia Rural (Deral), vinculado à Secretaria de Agricultura do Estado (Seab). A operação está na fase final em grande parte do estado, restando apenas áreas pontuais a serem colhidas. O Deral informou que a produtividade tem surpreendido positivamente em algumas regiões, embora lavouras afetadas por estiagem ou geadas apresentem baixo rendimento.
As condições das lavouras são variadas, com 45% classificadas como boas, 34% em condição média e 21% em situação ruim. Os plantios ainda não colhidos estão em maturação (99%) e frutificação (1%). Além disso, as chuvas dos últimos dias favoreceram o desenvolvimento do trigo, que já está 100% plantado, com 81% das lavouras em condição boa. As fases predominantes do trigo incluem desenvolvimento vegetativo (19%), floração (23%), frutificação (40%) e maturação (18%).
Os produtores começam a se preparar para o plantio de verão, realizando adubações e correções no solo. As chuvas recentes melhoraram o potencial produtivo e permitiram a retomada de aplicações fitossanitárias. A colheita do café está praticamente finalizada, com 93% da área colhida e a qualidade da bebida considerada boa. Apesar de algumas perdas localizadas devido às geadas, os rendimentos estão dentro do esperado, favorecidos pelo clima favorável.