O embaixador do Brasil na Índia, Kenneth Nóbrega, afirmou nesta quinta-feira, 7, que as novas barreiras tarifárias impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, podem impulsionar a cooperação entre Brasil e Índia. Durante um fórum do Lide em Mumbai, Nóbrega destacou que a relação bilateral, que já conta com quase 80 anos, está em expansão em diversas áreas, como energia, agricultura e defesa.
Nóbrega ressaltou que as tarifas americanas incentivam o Brasil a buscar novos parceiros comerciais, e a Índia se mostra interessada em aumentar o comércio de produtos farmacêuticos com o Brasil. O embaixador também mencionou a visita do primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, a Brasília em julho e a previsão de uma viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Índia no início do próximo ano, com uma delegação de empresários.
Nos últimos dois anos, a Índia recebeu 73 missões comerciais brasileiras, com foco em setores estratégicos. Nóbrega observou que, diante das altas tarifas dos EUA, é natural que Brasil e Índia busquem alternativas em suas relações comerciais. O objetivo do governo brasileiro é triplicar a corrente de comércio bilateral, que alcançou US$ 12 bilhões no ano passado, e o embaixador acredita que o aumento dos investimentos indianos no Brasil será fundamental para atingir essa meta.