O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, anunciou nesta segunda-feira, 4, que o Brasil solicitará uma consulta à Organização Mundial do Comércio (OMC) em resposta às tarifas elevadas impostas pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros. A decisão foi aprovada pelo Conselho de Ministros da Câmara de Comércio Exterior (Camex).
Alckmin informou a jornalistas que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidirá o momento e a forma de acionar a OMC. O prazo para a votação eletrônica dos membros do Conselho Estratégico da Camex sobre a proposta encerrou-se hoje, às 14 horas. A votação, que teve início na última sexta-feira, 1º, foi divulgada pelo Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.
A proposta aprovada autoriza o Ministério das Relações Exteriores a ativar o mecanismo de solução de controvérsias da OMC em relação às tarifas dos EUA. No entanto, especialistas apontam que a medida pode ter um caráter mais simbólico, uma vez que o órgão de apelação da OMC permanece inativo devido à falta de indicações por parte dos Estados Unidos.