O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados se reunirá nesta terça-feira (5) para deliberar sobre os processos envolvendo os deputados André Janones (Avante-MG) e Gilvan da Federal (PL-ES). A sessão, marcada para as 15h30 no plenário 11, também contará com a eleição do novo vice-presidente do Conselho.
A representação contra Janones foi protocolada pela Mesa Diretora, com base em uma denúncia do Partido Liberal. O partido alega que, durante uma sessão em 9 de julho, o deputado proferiu ofensas graves ao colega Nikolas Ferreira (PL-MG). Em resposta, o Conselho decidiu suspender o mandato de Janones por três meses, considerando sua conduta incompatível com a dignidade do Parlamento.
Por sua vez, Gilvan da Federal enfrenta acusações de abuso de prerrogativas parlamentares, apresentadas em abril pela Corregedoria Parlamentar. O deputado teria ofendido a deputada Gleisi Hoffman (PR), que está licenciada para atuar como ministra das Relações Institucionais. Em maio, o Conselho decidiu pela suspensão do mandato de Gilvan por três meses, também por ato incompatível com o decoro parlamentar.