A Polícia Civil de São Paulo cumpriu, nesta terça-feira (5), 57 mandados de busca e apreensão em uma operação contra uma organização criminosa dedicada à falsificação de remédios emagrecedores e anabolizantes. A ação ocorreu em diversas cidades do estado e foi parte de uma operação que abrangeu 12 estados, totalizando 120 mandados executados, incluindo 35 prisões.
As investigações revelaram que o grupo operava por meio de uma empresa clandestina, produzindo e comercializando substâncias sem a autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e sem a exigência de receita médica. O delegado Ronald Quene, responsável pela operação, informou que a organização movimentou cerca de R$ 25 milhões nos últimos cinco anos.
Desde junho, a venda de canetas emagrecedoras no Brasil passou a exigir retenção de receita, conforme nova regulamentação da Anvisa. A operação mobilizou 255 equipes, com três policiais cada, e os mandados foram cumpridos em São Paulo, incluindo a capital e 11 cidades, além de ações em estados como Rio de Janeiro, Paraná e Bahia.

