O América Futebol Clube anunciou, na tarde deste domingo (3), a demissão do técnico Enderson Moreira, após a equipe sofrer uma derrota por 2 a 1 para o Botafogo-SP, no sábado. Com essa mudança, o clube, que ocupa atualmente a 16ª posição na Série B do Campeonato Brasileiro, busca evitar a queda para a zona de rebaixamento. Além de Enderson, toda a sua comissão técnica foi desligada, incluindo o auxiliar Luis Fernando Rosa Flores e o preparador físico Gerson Rocha.
A decisão de demitir Enderson Moreira foi comunicada oficialmente nas redes sociais do clube, que também revelou que a saída do treinador e de sua equipe foi antecipada devido a uma falha de comunicação interna. Inicialmente, a diretoria pretendia anunciar a mudança apenas na segunda-feira (4). A demissão ocorre apenas duas semanas após o presidente do Conselho Administrativo do América, Alencar da Silveira Júnior, ter descartado a possibilidade de desligamento do técnico.
Enderson Moreira, que assumiu o comando do América em 2 de junho, teve um desempenho abaixo das expectativas, com apenas duas vitórias em dez partidas, além de seis derrotas e dois empates. A última vitória da equipe ocorreu em 26 de junho, contra o CRB. A saída do treinador também marca o fim da invencibilidade de 577 dias do América no Estádio Independência, onde o time não conseguiu vencer em cinco jogos sob sua direção. A situação do clube se torna crítica, dependendo dos resultados de Paysandu e Volta Redonda na rodada atual para evitar a zona de rebaixamento.