O governo argentino, liderado pelo presidente Javier Milei, anunciou nesta segunda-feira (28) que deu início ao processo de isenção de visto para seus cidadãos que desejam entrar nos Estados Unidos, por meio do Visa Waiver Program. A informação foi divulgada após uma reunião entre Milei e a secretária de Segurança Nacional dos EUA, Kristi Noem, na Casa Rosada.
A aproximação de Milei com o governo de Donald Trump, marcada por afinidades ideológicas, tem sido uma estratégia do presidente argentino desde o retorno do republicano ao poder. Essa relação contrasta com a situação de outros países da América Latina, como o Brasil, que enfrentam desafios comerciais, incluindo a recente imposição de taxas de 50% sobre produtos brasileiros no mercado americano, anunciadas em 9 de julho e com início previsto para esta sexta-feira (1º).
A isenção de visto, caso concretizada, poderá facilitar a mobilidade dos argentinos nos Estados Unidos, além de fortalecer laços comerciais e culturais entre os dois países. O governo argentino agora aguarda a resposta das autoridades americanas sobre o pedido formalizado.