O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, anunciou nesta terça-feira, 29, que o programa Investe+Aeroportos será fortalecido no segundo semestre de 2023. A declaração foi feita durante a cerimônia de início das obras de requalificação do Aeroporto de Jacarepaguá, localizado na zona oeste do Rio de Janeiro, que faz parte da 7ª rodada de concessões aeroportuárias.
A concessionária Pax Aeroportos, que administra o aeroporto desde 2023, investirá R$ 115 milhões em melhorias que incluem a modernização da pista, pátio, faixa preparada, balizamento, cerca operacional e sistemas de navegação aérea. A empresa é vinculada a um fundo de infraestrutura da XP e tem como objetivo transformar Jacarepaguá em um novo hub de aviação, com voos entre Rio de Janeiro e São Paulo, além de voos regionais.
As melhorias previstas incluem a construção de uma cerca operacional para aumentar a segurança, a implantação de uma nova via de serviço para otimizar o deslocamento de veículos de apoio e a ampliação do pátio de aeronaves, que contará com nova iluminação. Além disso, a concessionária realizará investimentos adicionais para o desenvolvimento comercial do aeroporto, incluindo reformas no Terminal de Passageiros, visando proporcionar maior conforto e eficiência aos usuários.