Uma pesquisa realizada pela Quaest e divulgada nesta quarta-feira (16) aponta que 53% dos brasileiros desaprovam o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, enquanto 43% expressam aprovação. O levantamento, encomendado pela Genial Investimentos, foi realizado entre os dias 10 e 14 de julho e ouviu 2.004 pessoas em 120 municípios, apresentando uma margem de erro de 2 pontos percentuais e um nível de confiança de 95%.
A pesquisa também revela que 60% dos entrevistados apoiam o aumento da taxa de Imposto de Renda para os chamados super-ricos, enquanto 35% são contrários à medida. Além disso, 75% dos participantes concordam com a proposta de isentar o pagamento de imposto para brasileiros com renda mensal de até R$ 5 mil. A maioria, 63%, acredita que o governo deve aumentar os impostos dos mais ricos para reduzir a carga tributária sobre os mais pobres.
Outro dado relevante é que 56% dos entrevistados afirmaram não estar cientes da agenda de "justiça tributária" do governo Lula. A pesquisa ainda destaca que 53% dos brasileiros se opõem ao discurso que polariza ricos e pobres, considerando que esse tipo de retórica não contribui para a harmonia social. A desaprovação do governo Lula, que havia atingido 57% em levantamento anterior, mostra uma leve melhora, refletindo mudanças na percepção da população, especialmente entre os entrevistados da região Sudeste e aqueles com ensino superior completo.