O projeto “Jogar e Aprender”, desenvolvido pelo Instituto Brasil Solidário (IBS), está levando educação financeira e fiscal de forma lúdica para escolas públicas de diversos municípios brasileiros, incluindo Catalão (GO). A iniciativa, que começou a ser implementada em 2017, tem como objetivo aproximar os estudantes de temas econômicos por meio de jogos e atividades interativas.
Segundo Luis Salvatore, diretor-presidente do IBS, a ideia surgiu em 2016, quando o aumento do endividamento das famílias brasileiras ganhou destaque na mídia. “Percebemos a necessidade de abordar esse tema nas escolas, capacitando professores e criando metodologias acessíveis”, explicou. O projeto já formou mais de 500 educadores e impactou cerca de 15 mil alunos em todo o país.
Além de jogos didáticos, a iniciativa inclui oficinas práticas sobre orçamento familiar e consumo consciente. Dados preliminares apontam que 78% das escolas participantes registraram melhora no desempenho matemático dos alunos. O IBS planeja expandir o projeto para mais 30 municípios até o final de 2024, com investimento de R$ 2,5 milhões provenientes de parcerias público-privadas.