O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que busca um fim permanente para o conflito entre Israel e Irã, e não apenas um cessar-fogo. Em declarações a bordo do Air Force One, após deixar antecipadamente a cúpula do G-7 no Canadá, Trump disse: ‘Estamos buscando algo melhor do que um cessar-fogo. Um fim de verdade, não um cessar-fogo. Ou uma desistência completa, também seria ok.’ Ele ainda mencionou a possibilidade de enviar o vice-presidente JD Vance e o enviado especial Steve Witkoff para negociar com o governo iraniano, mas ressaltou que a decisão depende de novos desenvolvimentos.
Trump reiterou que o Irã não pode possuir armas nucleares e alertou Teerã contra ataques a interesses dos EUA. ‘O Irã não pode ter uma arma nuclear. É muito simples. Nós agiremos com muita força se eles fizerem qualquer coisa contra nosso povo’, declarou. Ele acrescentou que acredita que o governo iraniano está ciente das consequências de atingir tropas americanas.
As declarações foram feitas durante o voo de retorno a Washington e foram divulgadas pela Dow Jones Newswires. O conteúdo foi traduzido com auxílio de inteligência artificial e revisado pela Redação do Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.