Brasileiros e outros estrangeiros terão que deixar Portugal após negativa de permanência

Bianca Almeida
Tempo: 1 min.

O governo português anunciou que cerca de 5.400 brasileiros terão que deixar voluntariamente o país nos próximos dias ou enfrentarão expulsão. A medida afeta estrangeiros que solicitaram permanência até junho de 2024 por meio do antigo sistema de “manifestação de interesse”, mas tiveram seus pedidos negados. O número pode aumentar, já que ainda há processos em análise.

Até 2023, estrangeiros que entravam legalmente em Portugal, tinham emprego e estavam regularizados na Previdência Social podiam solicitar residência permanente por esse método. No entanto, o sistema foi extinto, e a Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) passou a analisar os pedidos pendentes. Dos 184.059 processos revisados, 33.983 foram negados, incluindo os de brasileiros, que representam 15,8% do total.

Além do Brasil, cidadãos de países como Índia, Bangladesh, Nepal e Paquistão também foram afetados. Quem não deixar o país em até 20 dias após a notificação poderá ser detido e expulso. Atualmente, para residir em Portugal por mais de 90 dias, é necessário obter um visto específico antes da viagem, como para trabalho, estudo ou empreendedorismo, com possibilidade de posterior solicitação de cidadania após cinco anos de residência.

Compartilhe esta notícia
Nenhum comentário