As vendas para o Dia dos Namorados no estado de São Paulo devem aumentar 4,8% este ano, segundo projeção da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). Os setores mais sensíveis à data, como vestuário, acessórios, farmácias, perfumarias e eletroeletrônicos, devem puxar o crescimento. No entanto, o desempenho representa uma desaceleração em comparação ao Dia das Mães, quando o aumento foi de 7,4%.
A FecomercioSP atribui a desaceleração a fatores econômicos, como a inflação no setor de serviços e os juros elevados, que reduzem o poder de consumo das famílias e limitam o crédito a médio e longo prazos. A entidade também destacou que o endividamento da população está próximo do limite, especialmente em setores com tíquetes médios mais altos, onde o parcelamento é comum.
Entre os segmentos, vestuário, acessórios e calçados devem liderar o crescimento, com alta estimada de 9,3%, seguidos por farmácias e perfumarias, com expansão de 8%. Apesar do aumento, o cenário reflete um consumo mais cauteloso, influenciado pelo contexto econômico atual.