O Volkswagen Tera foi oficialmente lançado como o SUV mais barato da marca alemã, com preços entre R$ 99.990 e R$ 142.290. O modelo, que chega às concessionárias em julho, disputará espaço com concorrentes como Citroën Basalt, Fiat Pulse e Renault Kardian. Equipado com motores 1.0 aspirado (84 cv) ou turbo (116 cv), o Tera oferece versões que variam de acabamento básico a opcionais como o pacote Outfit, que inclui itens estéticos e de assistência à condução. A versão topo de linha conta com tecnologias ADAS, como frenagem autônoma e piloto automático adaptativo, por um adicional de R$ 2.839.
O SUV segue a plataforma do Polo e do Nivus, destacando-se pelo painel digital de 10,25 polegadas e tela multimídia flutuante. As versões incluem desde a MPI, com câmbio manual e rodas de aço, até a High com pacote Outfit, que oferece rodas escurecidas de 17 polegadas e bancos em couro sintético degradê. A Volkswagen também introduziu novas cores, como azul ártico e vermelho hypernova, buscando atrair diferentes perfis de consumidores.
A aposta no Tera reflete a estratégia da Volkswagen de fortalecer sua presença no segmento de SUVs, que representa mais de 50% do mercado brasileiro. A marca, que liderou as vendas em 2023, espera repetir o sucesso de modelos como o Polo e o T-Cross. Com o lançamento, a empresa reforça sua competitividade em um dos setores mais acirrados do país, alinhando-se às preferências dos consumidores por utilitários esportivos.