Apreensão de drogas em MS tem aumento de 30% em 2024

Sofia Castro
Tempo: 2 min.

Entre janeiro e novembro de 2024, as apreensões de drogas em Mato Grosso do Sul registraram um aumento de 30%, com 525,16 toneladas de entorpecentes interceptados, em comparação a 403,54 toneladas no mesmo período de 2023. A maconha foi a droga mais apreendida, somando 499,76 toneladas, seguida pela cocaína, com 11,6 toneladas. Outras substâncias como crack, haxixe, pasta base e skunk também foram apreendidas, mas em menores volumes. A informação foi divulgada pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) nesta terça-feira (10).

Além do aumento nas apreensões, o número de ocorrências relacionadas ao tráfico de drogas também subiu 6%, passando de 3.558 registros em 2023 para 3.759 em 2024. Autoridades do estado destacam que o sucesso das operações de combate ao tráfico se deve, em grande parte, à integração das forças de segurança, como a colaboração entre os estados da SULMASP, que inclui Mato Grosso do Sul, e parcerias com a Polícia Federal e a Receita Federal. As ações têm sido fundamentais para melhorar a eficácia das operações.

O fortalecimento de cursos especializados, além do uso de tecnologia e novos equipamentos, também contribuiu para a evolução nos resultados obtidos. As estratégias de prevenção, repressão e a incineração de entorpecentes, implementadas por diferentes unidades de segurança, têm gerado impacto significativo no fechamento de pontos de venda de drogas, como as bocas de fumo em Campo Grande.

Compartilhe esta notícia