Folia Goiás reúne blocos tradicionais, cortejos culturais e diversão acessível no interior do estado

Fernando Alcântara Mendonça
Tempo: 5 min.

O clima de carnaval segue mobilizando o interior do estado com a programação do Folia Goiás, que reúne blocos de rua, cortejos culturais, eventos infantis e apresentações artísticas. Com o apoio do Governo de Goiás, a agenda da semana é composta por atividades abertas ao público e se estende por diferentes datas e municípios, valorizando manifestações locais e ampliando o acesso à programação carnavalesca.

Os festejos do interior goiano começam nesta quinta-feira (12/2), na cidade de Goiás, com o Carnaval Infantil no Lar São José, às 14h. A atividade integra a programação da 20ª edição do Carnaval do Largo do Rosário, celebração tradicional da região.

Na sexta-feira (13/2), as atrações se expandem. Em Alto Paraíso de Goiás, o público confere a 6ª edição do Bloco Arte/Educativo Ipeartes, que ocupa a Praça do Canaã a partir das 16h. No mesmo dia, Inhumas recebe o tradicional Carnaval Zé Pereira, com concentração às 16h, em frente ao Colégio Militar Manoel Vila Verde, enquanto o Carna Inhumas 2026 dá início à sua programação na Praça de Eventos. Em Anápolis, o Festival Abre Alas acontece às 17h, com entrada gratuita. À noite, Anhanguera inicia o primeiro de três dias do Carna Folia, no Clube Municipal, e Pirenópolis promove o Carnaval na Zazá, às 21h.

O sábado (14/2) concentra uma das agendas mais amplas. Alto Paraíso inicia os festejos do Carnaval na Vila de São Jorge, começando pelo Bloco do Beco no período da tarde e a Turma Que Faz, voltada ao público infantil, no início da noite. Na cidade de Goiás, o Carnaval do Largo do Rosário movimenta o centro histórico às 19h30. Em Luziânia, o Carnaval Luziânia em Movimento começa no Complexo Esportivo Gedel, enquanto Pirenópolis leva às ruas o Bloco Zazaricando. Em Trindade, o Grito do Carnaval abre a programação noturna, seguido pelo Bloco das Virgens. Anhanguera e Inhumas mantêm programação contínua em seus circuitos.

No domingo (15/2), as atividades se distribuem entre eventos familiares e apresentações culturais. Em Alto Paraíso, a programação continua com o Bloco Calanguinhos, voltado ao público infantil, e o Bloco da Cachoeira, que desfila à tarde. A cidade de Goiás recebe o desfile “Era Uma Vez nos 100 Anos da União”, da Escola de Samba União, na Avenida Beira Rio. Ipameri realiza o Bloco Doce Tradição, enquanto Luziânia e Anhanguera seguem com suas programações. Em Porangatu, o evento No Ritmo da Folia ocupa o palco principal do Carna Folia. Trindade promove o desfile Do Silêncio ao Grito, e Valparaíso de Goiás recebe o Bloco Barakessã.

A folia continua na segunda-feira (16/2) com cortejo cultural e blocos de rua. Em Alto Paraíso, o Bloco Miss Traga e o Bloco da Pala ocupam diferentes pontos da cidade. Na cidade de Goiás, o grupo Afoxé Omo Ode percorre a cidade com seu cortejo, enquanto Pirenópolis recebe mais uma rodada do Bloco Zazaricando. Em Valparaíso de Goiás, ocorrem o Bloco Barakessã e o Carnaval Sustentável Rum Black, no Parque Marajó.

A programação se intensifica na terça-feira (17/2), reunindo os festejos em diferentes regiões: Alexânia recebe o Bloco O Pinto Caipira, enquanto Alto Paraíso de Goiás promove nova saída do Bloco da Cachoeira e atividade da Turma Que Faz. Em Pirenópolis, o Bloco Zazaricando se despede no Encontro dos Blocos, enquanto Porangatu aproveita mais um dia do evento No Ritmo da Folia. Valparaíso de Goiás recebe o Bloco Barakessã e o CarnaVália Goiano.

O grupo Oxente Folia encerra as festividades interioranas no sábado (21/2) em Valparaíso de Goiás, ampliando o calendário carnavalesco para além do período tradicional e dando um gostinho a mais para os foliões se despedirem do período mais animado do ano.

TAGGED:
Compartilhe esta notícia