A Prefeitura de Senador Canedo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, retirou mais de 50 mil ovos do mosquito Aedes aegypti nedte início de 2026, intensificando a prevenção contra dengue, zika e chikungunya. Recentemente, agentes identificaram um imóvel abandonado no setor Nova Morada, com entulho e recipientes com água parada, que representavam alto risco de proliferação do mosquito.
O Sistema de ovitrampas instalado na cidade tem contribuído para o monitoramento e controle do mosquito. Até o momento, foram implantadas 175 armadilhas, com previsão de chegar a 233 até o final de março. Apenas nos dois primeiros meses do ano, foram coletados 50.894 ovos, reforçando a necessidade de manutenção constante das ações de prevenção.
O Núcleo de Vetores de Senador Canedo também atendeu denúncias sobre o imóvel abandonado, onde havia grande acúmulo de lixo e recipientes com água parada, ambientes propícios para a reprodução do mosquito. Durante a vistoria, os agentes notificaram o proprietário, que realizou a limpeza do local. Com a remoção completa do lixo, os focos da doença foram eliminados, reduzindo o risco à saúde da comunidade.
A Prefeitura de Senador Canedo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reforça que a dengue é uma doença grave e solicita a colaboração de toda a população. Basta dedicar cerca de 10 minutos por dia para inspecionar quintais, remover água parada e eliminar possíveis criadouros do mosquito, uma ação simples que protege você, sua família e seus vizinhos.
Foto: Milena Medrado

