Trabalho de conscientização para motoristas que vão viajar durante feriado foca na prevenção de acidentes e promoção de um trânsito mais seguro
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria de Engenharia de Trânsito (SET), lançou, em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) e Polícia Militar de Goiás, a campanha Carnaval 2026 – Volta Bem, com blitz educativas nas saídas da cidade, com foco na orientação, prevenção de acidentes e promoção de um trânsito mais seguro.
“A nossa preocupação é que o motorista consiga fazer a viagem e retorne em segurança, mantendo sempre a organização e a obediência às leis de trânsito”, explica o gerente de Educação para o Trânsito da SET, Jairo Santos. Nas blitz educativas, os agentes da secretaria vão checar se o condutor fez um checklist obrigatório, verificando para-brisa, faróis, lanternas, se todos estão usando cinto de segurança, se as crianças estão nos dispositivos corretos e se o veículo tem condições de rodar.
O gerente de Educação de Trânsito do Detran e coordenador da Comissão Intersetorial do Programa Vida no Trânsito, Horácio Ferreira, a campanha tem o objetivo de fazer com que os condutores que trafegam nas rodovias goianas saibam que o trânsito seguro depende dele respeitar os limites de velocidade e de nunca associar álcool e direção, que podem comprometer a segurança no trânsito.
“Antes de pegar a estrada é necessário avaliar as condições de segurança do veículo. Pneus, sistema de iluminação, amortecedores e observar alguns cuidados com a carga dentro do carro. Em uma situação de frenagem brusca, objetos soltos podem comprometer a segurança e colocar as famílias em risco”, orienta.
O presidente do Detran, Delegado Waldir Soares alerta que quem for flagrado bêbado ao volante será preso em flagrante, será autuado em R$ 3 mil e terá a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa por um ano.

