Nesta terça-feira (10), o preço do ouro fechou em queda, cotado a US$ 5.031,00 por onça-troy, após uma correção em relação aos ganhos obtidos no dia anterior. Os investidores agora aguardam a divulgação do relatório de empregos dos Estados Unidos, conhecido como payroll, programada para quarta-feira (11). Além disso, os traders analisam os comentários de dirigentes do Federal Reserve (Fed) sobre a trajetória futura das taxas de juros.
Na divisão de metais da bolsa de Nova York (Nymex), o ouro para entrega em abril teve uma queda de 0,95%. Paralelamente, a prata para março também apresentou uma desvalorização de 2,25%, fechando a US$ 80,38 por onça-troy. A divulgação do payroll, que foi adiada devido à paralisação parcial do governo americano, é aguardada com expectativa, com projeções sugerindo a criação de entre 30 mil e 135 mil empregos no mês de janeiro.
A presidente do Fed de Cleveland, Beth Hammack, afirmou que a expectativa é de que a taxa de juros permaneça inalterada por um bom tempo, adotando uma abordagem cautelosa em relação à política monetária. Essa ausência de um corte nas taxas pode limitar os ganhos do ouro. Apesar da volatilidade, analistas como David Miller projetam um possível aumento do valor do metal precioso em breve, devido à continuidade das compras de ouro pelos bancos centrais e à expectativa em torno da indicação de Kevin Warsh para a presidência do Fed.

