O deputado Leur Lomanto Júnior, do União Brasil da Bahia, foi eleito presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados nesta terça-feira (10), obtendo 36 votos. Ele sucede o deputado Paulo Azi, também do União Brasil-BA, após um acordo entre lideranças e com o respaldo do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB). As comissões da Câmara são renovadas no início de cada sessão legislativa, em fevereiro, e o mandato do presidente tem duração de um ano.
Uma das principais pautas que Lomanto irá tratar à frente da CCJ é a proposta que visa acabar com a jornada de trabalho 6×1, enviada por Hugo Mota à comissão. Durante a sessão, Mota afirmou que “o Brasil está maduro para enfrentar a escala 6×1”. Lomanto comentou que 2026 será um ano desafiador, sendo um ano eleitoral, e que a comissão deverá priorizar a discussão da PEC que altera a jornada de trabalho.
O novo presidente da CCJ garantiu que a comissão irá consultar tanto o setor privado quanto os trabalhadores durante a análise da proposta. Em seu discurso, Lomanto reforçou seu compromisso com o devido processo legislativo, a legalidade, a técnica jurídica e o respeito às instituições e à democracia. A CCJ, composta por 66 deputados e igual número de suplentes, é fundamental para a análise da constitucionalidade dos projetos na Câmara dos Deputados.

