Adiado prazo para votação do acordo Mercosul–União Europeia no Congresso

Fernanda Scano
Tempo: 1 min.

O pedido de vista feito pelo deputado Renildo Calheiros (PCdoB-PE) interrompeu a análise do acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia pelo Congresso Nacional nesta terça-feira (10). Com isso, a reunião da Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul (Parlasul) foi suspensa e deve ser retomada no dia 24 de fevereiro, quando está prevista a votação do relatório apresentado pelo presidente do colegiado, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP).

No relatório, Chinaglia ressaltou que o acordo estabelece uma vasta área de livre comércio entre os blocos, com a proposta de redução gradual de tarifas e proteção a setores considerados sensíveis. Além disso, o acordo inclui salvaguardas e mecanismos para resolução de controvérsias, indicando uma preocupação com a estabilidade do comércio entre as partes.

O presidente da Comissão de Relações Exteriores e vice-presidente da Representação, senador Nelsinho Trad (PSD-MS), enfatizou os impactos econômicos esperados do acordo e o andamento da proposta no Congresso. A expectativa é que a votação do relatório ocorra logo após o carnaval, com o texto sendo enviado posteriormente ao Plenário da Câmara dos Deputados e, em seguida, ao Senado.

Compartilhe esta notícia