O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, afirmou nesta terça-feira (10) que a votação para o fim da escala 6×1 e a redução da jornada de trabalho são prioridades da Casa para este ano. Em suas redes sociais, Motta indicou que a votação pode ocorrer em maio de 2026. Atualmente, duas propostas estão em discussão: uma apresentada pela deputada Erika Hilton (PEC 8/25) e outra pelo deputado Reginaldo Lopes (PEC 221/19).
Motta destacou que, além do tema da jornada de trabalho, outras pautas prioritárias incluem a aprovação do acordo entre a União Europeia e o Mercosul e a votação das Propostas de Emenda à Constituição (PECs) da Segurança Pública. Ele mencionou que espera que a discussão sobre a segurança pública seja retomada logo após o Carnaval, considerando-a uma pauta inadiável.
Sobre o acordo com a União Europeia, o presidente da Câmara ressaltou a necessidade de aprovação em uma comissão mista antes de levar o tratado ao plenário. Segundo Motta, a validação pela Câmara e pelo Senado permitirá ao Brasil iniciar tratativas com países europeus, visando a abertura de mercados e benefícios para setores como o agronegócio.

