Nesta terça-feira (10), bombardeios russos na cidade de Sloviansk, situada na região de Donetsk, leste da Ucrânia, resultaram na morte de uma mulher e sua filha de 11 anos, conforme informado por autoridades locais. Além delas, um sacerdote ortodoxo também foi morto durante um ataque ucraniano que ocorreu durante um funeral em uma área ocupada, enquanto outro homem perdeu a vida após um drone atingir a região russa de Belgorod.
Os bombardeios em Sloviansk deixaram ainda 16 pessoas feridas, com o uso de seis bombas planadoras lançadas por aviões russos, segundo informações da promotoria regional da Ucrânia, que foram divulgadas através da plataforma Telegram. Autoridades locais compartilharam imagens de prédios em chamas, evidenciando a gravidade da situação na cidade.
Atualmente, Kiev controla parte da região de Donetsk, uma das quatro áreas cuja anexação é reivindicada pelo Kremlin, além da península da Crimeia. Sloviansk, que possuía cerca de 100 mil habitantes antes da invasão russa em 2022, foi ocupada por separatistas apoiados por Moscou por mais de dois meses em 2024, antes de serem expulsos pelo exército ucraniano. As forças russas estão agora a aproximadamente 15 quilômetros da cidade.

