JD Vance visita Azerbaijão para fortalecer processo de paz com a Armênia

Carlos Eduardo Silva
Tempo: 2 min.

O vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance, chegou ao Azerbaijão nesta terça-feira (10), um dia após visitar a Armênia, em uma missão regional para consolidar o processo de paz mediado por Washington entre os vizinhos do Cáucaso. A visita segue a mediação do ex-presidente Donald Trump, que no ano passado facilitou um acordo de paz entre Azerbaijão e Armênia, países que enfrentaram duas guerras pela região de Karabakh.

Durante a visita, espera-se que Vance discuta a situação de líderes separatistas armênios que estão presos no Azerbaijão. Recentemente, um tribunal militar em Baku condenou vários desses líderes a longas penas, incluindo prisão perpétua, em um julgamento por crimes de guerra. Grupos de direitos humanos da Armênia pediram ao vice-presidente que intervenha pela libertação dos armênios detidos no país.

Além disso, a visita de Vance é vista como uma oportunidade para impulsionar um projeto de comunicações de transporte que visa integrar Azerbaijão e Armênia em uma nova rota comercial leste-oeste. O Departamento de Estado americano indicou que a missão avança os esforços de paz e promove a Rota Trump para a Paz e Prosperidade Internacional (TRIPP), um corredor proposto para conectar o Azerbaijão ao enclave de Nakhichevan, com o objetivo de melhorar as relações regionais após décadas de conflito.

Compartilhe esta notícia