O Brasil deu início à sua participação nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2026, que estão sendo realizados em Milão e Cortina d’Ampezzo, na Itália. Na modalidade de esqui cross-country, três atletas representaram o país no sprint clássico, realizado em Tesero. Duda Ribera e Bruna Moura competiram na categoria feminina, ocupando o 72º e 74º lugares, respectivamente, e não conseguiram avançar para as quartas de final, que reuniu as 30 melhores colocadas.
Duda, de 21 anos e natural de Jundiaí (SP), completou o circuito de 1,5 quilômetro em 4m17s05, terminando 40s84 atrás da líder da prova, a sueca Linn Svahn. Bruna Moura, de 31 anos e originária de Caraguatatuba (SP), registrou o tempo de 4m22s07, com 45s86 de desvantagem em relação à primeira colocada. Ambas ficaram a uma distância significativa do tempo de corte para avançar na competição.
No masculino, Manex Silva, de 23 anos e natural de Rio Branco (AC), alcançou a 48ª posição, com um tempo de 3m25s48, mas também não obteve a classificação para as quartas de final. Os atletas brasileiros ainda têm competições programadas para os dias 12 e 13 de fevereiro, com provas de 10 km nos estilos feminino e masculino, além do sprint por equipes no dia 18. Após a prova, Duda Ribera expressou sua felicidade pelo desempenho alcançado, destacando que foi o melhor resultado de sua carreira.

