Expectativa de Queda da Inflação Pode Impulsionar o Ibovespa

Bianca Almeida
Tempo: 1 min.

A expectativa em torno do IPCA, que será divulgado pelo IBGE nesta terça-feira, gera grande expectativa no mercado financeiro. Analistas acreditam que a inflação de janeiro poderá continuar a recuar, o que contribui para a projeção de uma trajetória de queda na Selic a partir de março. Com um IPCA acumulado de 4,26% até dezembro, as previsões indicam um índice de 3,97% para o final do ano, conforme apontado pelo Boletim Focus.

A redução na taxa de juros é vista como um fator positivo para o Ibovespa, pois deve incentivar a migração de investimentos da renda fixa para ações, reforçando a tendência de recordes na bolsa brasileira. O índice já ultrapassou pela primeira vez a marca de 186 mil pontos e acumula dez pregões consecutivos de máximas históricas neste ano.

Além disso, os mercados internacionais também mostram uma tendência positiva, com as bolsas americanas iniciando o dia em alta moderada e a Europa apresentando um cenário mais consolidado. A agenda econômica inclui a divulgação de dados importantes, como as vendas do varejo nos EUA e a inflação da China, que serão divulgados ao longo do dia.

Compartilhe esta notícia