O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou nesta segunda-feira (9) impedir a abertura de uma nova ponte que liga os Estados Unidos ao Canadá. Em uma postagem na plataforma Truth Social, Trump afirmou que o país deveria ser dono de “pelo menos a metade” da infraestrutura. “Não permitirei que essa ponte seja inaugurada até que os Estados Unidos sejam totalmente compensados por tudo o que lhes demos”, declarou Trump.
A nova ponte, que levará o nome da lenda canadense do hóquei no gelo Gordie Howe, ligará a cidade americana de Detroit, em Michigan, à canadense Windsor, em Ontário. A construção, iniciada em 2018, representa um investimento de aproximadamente US$ 4,7 bilhões e está prevista para ser inaugurada ainda este ano, conforme informações da entidade que administra a estrutura.
A obra foi totalmente financiada pelo Canadá, que, juntamente com o estado de Michigan, será proprietário da ponte. Desde seu retorno à Casa Branca em 2025, Trump tem se envolvido em atritos com o Canadá, especialmente em questões comerciais, reforçando as tensões entre os dois países com a possibilidade de tarifas elevadas sobre produtos canadenses.

