O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu, nesta segunda-feira (9), que a educação é uma ferramenta fundamental no combate à violência contra a mulher. Durante a entrega de ambulâncias e assinatura de convênios nas áreas de saúde e educação em Mauá, no ABC paulista, Lula ressaltou que o conhecimento é capaz de impedir que homens perpetuem a violência de gênero. Ele também enfatizou a emancipação das mulheres como um objetivo central da educação.
Lula fez um apelo aos homens para que se tornem aliados na luta contra a violência de gênero, incentivando-os a denunciar agressões e a adotar uma postura de respeito. Durante seu discurso, o presidente afirmou que quem agredir uma mulher enfrentará consequências severas. Ele também pediu ao ministro da Educação, Camilo Santana, a inclusão de uma cultura de igualdade de gênero no currículo escolar, desde a creche até a universidade.
No evento, Lula anunciou investimentos significativos em educação e saúde, incluindo a construção de uma nova unidade do Instituto Federal de São Paulo em Mauá, que atenderá cerca de 1.400 alunos. Além disso, foram anunciadas melhorias na infraestrutura de saúde, como a construção de uma policlínica e a entrega de ambulâncias, com o objetivo de melhorar o acesso a serviços essenciais para a população local.

