O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), não esteve presente no evento realizado no Instituto Butantan, onde o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou um investimento de R$ 1,8 bilhão do governo federal. Apesar do convite, a agenda oficial do governador não apresentava compromissos no mesmo horário, às 11 horas. O evento contou com a presença do secretário da Saúde, Eleuses Paiva, representando o governo estadual.
Durante a cerimônia, Lula foi acompanhado por ministros paulistas, incluindo o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Mais tarde, o presidente seguiu para Mauá, na Região Metropolitana, onde anunciou investimentos nas áreas de educação e saúde, novamente sem representantes do governo estadual.
A assessoria do governador não se manifestou sobre a ausência, enquanto a única atividade agendada para Tarcísio no dia era uma reunião com o deputado Baleia Rossi à noite, em meio a articulações políticas com a sigla MDB. Esta não é a primeira vez que Tarcísio evita compromissos conjuntos com Lula, tendo já se ausentado de um evento em junho de 2026.

