O Ibovespa encerrou a sessão desta segunda-feira (9) em um novo patamar histórico, alcançando 186.313 pontos, um aumento de 1,76%. O desempenho do índice refletiu o interesse dos investidores, impulsionado pela entrevista de Gabriel Galípolo e a divulgação de resultados financeiros de importantes companhias do setor bancário.
Entre os destaques do dia, o BTG Pactual (BPAC11) registrou um lucro líquido ajustado de cerca de 4,6 bilhões de reais no quarto trimestre, o que representa um crescimento de 40,3% em relação ao mesmo período do ano anterior. Além disso, outras empresas como BB Seguridade (BBSE3), Motiva (MOTV3) e São Martinho (SMTO3) também estavam prestes a divulgar seus resultados após o fechamento do pregão.
No cenário doméstico, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, estiveram em São Paulo para visitar o Instituto Butantan. Enquanto isso, no exterior, a expectativa de cortes de juros pelo Federal Reserve até junho se intensificava, o que favoreceu um ambiente de risco mais positivo, beneficiando moedas de mercados emergentes, como o real, que fechou a 5,19 reais ao final do dia.


