Ad imageAd image

Libertação de Colaborador de Líder Opositora Marca Novo Capítulo na Venezuela

Gustavo Henrique Lima
Tempo: 2 min.

Neste domingo (8), Perkins Rocha, colaborador da Nobel da Paz e líder opositora da Venezuela, María Corina Machado, foi libertado após um ano e meio de prisão. Sua soltura faz parte de um movimento mais amplo do governo interino que começou a libertar presos políticos após a queda de Nicolás Maduro. Rocha, que era assessor jurídico de Machado e membro da maior coalizão opositora do país, se juntou a outros detentos que foram soltos como resultado desse processo.

A esposa de Rocha, María Constanza Cipriani, anunciou a libertação em suas redes sociais, compartilhando um momento de celebração familiar. Ela mencionou que Rocha foi liberado com medidas cautelares rigorosas e expressou o desejo de buscar a liberdade plena. A libertação de Rocha ocorre em um contexto de mudanças políticas significativas na Venezuela, após a captura de Maduro em uma operação militar americana.

Além de Perkins Rocha, a libertação de Juan Pablo Guanipa, outro aliado próximo de Corina Machado, também foi reportada. Com pelo menos 18 presos políticos libertados neste domingo, segundo a ONG Foro Penal, o Parlamento venezuelano deve se reunir para aprovar uma nova lei de anistia proposta pela presidente encarregada, Delcy Rodríguez, visando promover a reestruturação política no país.

Compartilhe esta notícia