Ad imageAd image

Ativista Narges Mohammadi, vencedora do Nobel, recebe nova condenação no Irã

Bianca Almeida
Tempo: 1 min.

Narges Mohammadi, reconhecida com o Prêmio Nobel da Paz de 2023, foi condenada a mais sete anos e meio de prisão no Irã, conforme informado por seu advogado. As novas sentenças foram impostas por acusações como conspiração e conluio, e seus apoiadores caracterizam o processo como uma farsa.

A ativista, que já havia sido detida em diversas ocasiões, voltou a ser apreendida em dezembro do ano anterior durante uma cerimônia em homenagem ao advogado Khosrow Alikordi, que foi encontrado morto em circunstâncias obscuras. Mohammadi já acumula condenações que totalizam mais de 30 anos de prisão e 154 chibatadas, além de várias detenções desde a década de 1990.

Recentemente, ela iniciou uma greve de fome em protesto contra as novas acusações e precisou ser hospitalizada devido ao seu estado de saúde. Apesar das adversidades, Mohammadi continua a ser uma defensora ativa dos direitos das mulheres e dos direitos humanos no Irã, tendo sido premiada pelo Comitê Norueguês do Nobel por sua luta incansável.

Compartilhe esta notícia