Os estudantes que desejam obter financiamento para a mensalidade do ensino superior têm até às 23h59 desta sexta-feira (6) para se inscrever no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do primeiro semestre de 2026. O programa do Ministério da Educação (MEC) disponibiliza mais de 67 mil vagas em 1.421 instituições privadas que possuem avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
Para se inscrever, os candidatos devem acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior com login na plataforma Gov.br. Além disso, eles podem selecionar até três opções de curso, mas a pré-seleção será feita apenas para uma delas, conforme a ordem de classificação das notas obtidas no Enem. A renda familiar também é um critério importante, sendo necessário ter uma renda bruta mensal per capita de até três salários mínimos.
O resultado da pré-seleção será divulgado em 19 de fevereiro, e os estudantes que não forem selecionados estarão automaticamente na lista de espera. O Fies também reserva vagas para estudantes com renda familiar mais baixa, com a possibilidade de financiamento integral para esses candidatos. Essa iniciativa visa ampliar o acesso ao ensino superior no Brasil, beneficiando um maior número de estudantes em situação de vulnerabilidade econômica.


