Ad imageAd image

Líbia investiga assassinato de Saif al-Islam Kadhafi em Zenten

Bianca Almeida
Tempo: 2 min.

O Ministério Público da Líbia anunciou na quarta-feira (4) a abertura de uma investigação sobre o assassinato de Saif al-Islam Kadhafi, filho do ex-líder Muammar Kadhafi. O crime ocorreu na cidade de Zenten, onde Saif al-Islam foi morto a tiros na terça-feira por um grupo de homens armados que invadiu sua casa. O advogado do filho do ex-ditador, um francês, afirmou que ele estava enfrentando problemas de segurança há dias antes do ataque.

A situação na Líbia permanece tensa e caótica desde a queda de Muammar Kadhafi em 2011, após uma revolta apoiada pela Otan. O país está dividido entre um governo reconhecido pela ONU, baseado em Trípoli, e uma administração rival em Benghazi. Ninguém se manifestou oficialmente sobre a morte de Saif al-Islam, que por muito tempo foi considerado um possível sucessor de seu pai antes de sua captura e posterior condenação à morte, com a qual acabou sendo beneficiado por uma anistia.

As implicações do assassinato de Saif al-Islam podem ser profundas, exacerbando ainda mais a instabilidade na Líbia. Sua morte poderia provocar reações de diferentes facções políticas e militares no país, que ainda se recupera dos efeitos da guerra civil. O futuro político da Líbia continua incerto, com a necessidade urgente de um diálogo que possa levar à estabilização e à paz duradoura.

Compartilhe esta notícia