Câmara dos Deputados instala comissões e altera presidência de colegiados

Eduardo Mendonça
Tempo: 2 min.

No dia 3 de fevereiro de 2026, a Câmara dos Deputados do Brasil iniciou a instalação de seis comissões temáticas. O acordo entre os líderes partidários e o presidente da Câmara, Hugo Motta, resultou na manutenção da maioria das presidências nas mãos dos mesmos partidos. A única mudança significativa ocorreu na Comissão de Minas e Energia, que foi transferida do PSD para o PL.

Os colegiados têm um papel fundamental na tramitação de projetos legislativos e na supervisão de ações do governo, permitindo a convocação de ministros para prestar esclarecimentos. Embora as eleições para as presidências das comissões sejam formais, os deputados geralmente optam por consensos, evitando disputas e facilitando a distribuição de comissões de acordo com a proporção de cada bancada. A Câmara também questiona a aplicação das emendas parlamentares, que é supervisionada pelo Supremo Tribunal Federal.

A continuidade da instalação das comissões está prevista para o dia 4 de fevereiro, com novos presidentes assumindo suas funções. As comissões, além de serem uma porta de entrada para projetos no plenário, têm a responsabilidade de gerir uma parte das emendas, o que pode influenciar a agenda política do país. O fortalecimento dessas comissões poderá impactar a dinâmica legislativa e as relações entre os partidos ao longo do ano.

Compartilhe esta notícia