Fed pode reduzir juros em mais de 1 ponto percentual em 2026, diz diretor

Patricia Nascimento
Tempo: 2 min.

Stephen Miran, diretor do Federal Reserve, afirmou que o banco central dos Estados Unidos deve realizar cortes de juros superiores a 1 ponto porcentual ao longo de 2026. Em entrevista à Fox Business, na terça-feira, 3, ele destacou que a atual política monetária é excessivamente restritiva, dado o estado da economia. As palavras de Miran refletem uma perspectiva otimista sobre a recuperação econômica.

Miran observou que, apesar da inflação estar acima da meta de 2%, as pressões sobre os preços estão mais moderadas, criando um ambiente propício para a redução das taxas de juros. Ele argumentou que a combinação de inflação contida e crescimento econômico sólido, impulsionado por menos regulamentações, permite ao Fed agir sem temer uma nova aceleração inflacionária. Além disso, minimizou as preocupações sobre os recentes movimentos nos rendimentos dos títulos, sugerindo que eles refletem expectativas positivas para a economia.

Embora o mandato formal de Miran como diretor tenha terminado, ele permanecerá no cargo até que um novo nome seja confirmado pelo Senado. O apoio à indicação do ex-diretor Kevin Warsh para a presidência do Fed, feita pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, também foi abordado por Miran. A continuidade da liderança no Fed será crucial para a condução da política monetária nos próximos meses.

Compartilhe esta notícia