OMS solicita US$ 1 bilhão para emergências de saúde em 2026

Gustavo Henrique Lima
Tempo: 2 min.

Nesta terça-feira (3), a Organização Mundial da Saúde (OMS) fez um apelo para arrecadar um bilhão de dólares, equivalente a 5,2 bilhões de reais, com a finalidade de apoiar serviços essenciais de saúde em países que enfrentam crises emergenciais em 2026. O diretor executivo do Programa de Gestão de Emergências Sanitárias, Chikwe Ihekweazu, enfatizou a necessidade urgente de recursos para 36 zonas de emergência, incluindo locais como Gaza, Sudão e a Ucrânia.

Ihekweazu explicou que, no ano passado, a OMS havia solicitado 1,5 bilhão de dólares, mas recebeu apenas 900 milhões. De acordo com ele, essa situação levou a uma revisão do pedido para 2026, que agora reflete melhor as limitações financeiras enfrentadas por diversos países em crise. A OMS, em 2025, respondeu a 50 emergências de saúde em 82 países, beneficiando mais de 30 milhões de pessoas com serviços essenciais.

O apoio da OMS é crucial, pois estima-se que quase 250 milhões de pessoas ainda estejam vivendo em circunstâncias de crise humanitária que dificultam o acesso a cuidados de saúde. A organização mobilizou mais de 1.400 clínicas móveis e coordenou o trabalho de 1.500 parceiros em contextos humanitários, além de ter enfrentado mais de 450 ameaças à saúde pública no último ano. O sucesso dessas ações pode ser vital para prevenir futuras emergências de saúde.

Compartilhe esta notícia