Um juiz federal dos Estados Unidos decidiu na segunda-feira que a empresa dinamarquesa Ørsted pode retomar a construção do projeto Sunrise Wind, localizado na costa de Nova York. Esta decisão também permite que outros quatro projetos de energia eólica offshore, que haviam sido interrompidos pela administração Trump em dezembro, possam prosseguir. A paralisação original foi motivada por preocupações de segurança nacional relacionadas à interferência em sistemas de radar.
A Ørsted havia solicitado uma injunção para bloquear a ordem do departamento do interior que suspendeu os trabalhos em contratos de arrendamento. Este pedido foi o quinto apresentado por desenvolvedores de energia eólica offshore desde que a pausa foi estabelecida em 22 de dezembro. A retomada desses projetos representa um passo significativo para o desenvolvimento de energia renovável nos Estados Unidos.
Com a decisão do juiz, espera-se que a construção dos projetos avance, impulsionando investimentos na infraestrutura de energia limpa e contribuindo para os objetivos de sustentabilidade do governo. Essa mudança pode também gerar empregos e atender à demanda crescente por fontes de energia renováveis, refletindo uma mudança nas prioridades energéticas do país.

