O ministro Luiz Fux, integrante do Supremo Tribunal Federal (STF), anunciou que não comparecerá presencialmente à sessão de retomada das atividades do tribunal, agendada para a segunda-feira, 2 de fevereiro de 2026. O magistrado foi diagnosticado com pneumonia dupla e comunicou sua condição ao presidente da Corte, Edson Fachin, na última sexta-feira, 30 de janeiro.
Em decorrência do diagnóstico, Fux participará remotamente das sessões do STF ao longo da semana. A pauta dos trabalhos inclui temas de grande relevância, como a nomeação de parentes para cargos públicos e a participação de crianças e adolescentes em paradas LGBTQIAPN+. A primeira sessão de julgamentos do Supremo está marcada para quarta-feira, 4 de fevereiro.
A retomada das atividades do STF ocorre em um cenário de expectativa em relação ao discurso do presidente da Corte sobre a implementação de um código de ética e o caso do Banco Master. A participação remota de Fux se destaca em um momento em que decisões judiciais importantes estão em pauta, refletindo as complexidades e desafios enfrentados pelo Judiciário brasileiro.

