Na sexta-feira, 30 de janeiro de 2026, o dólar operou em alta devido à indicação de Kevin Warsh para a presidência do Federal Reserve. A valorização da moeda americana refletiu-se na queda de commodities metálicas, como ouro e cobre, que são essenciais para economias de países emergentes, incluindo a África do Sul e o Chile.
Por volta das 17h50 (horário de Brasília), o dólar foi cotado a 154,66 ienes, enquanto o euro e a libra apresentaram desvalorizações em relação à moeda americana. Especialistas da Oxford Economics alertam para a importância da confirmação de Warsh pelo Senado, destacando que reações negativas às suas respostas podem afetar sua nomeação e, consequentemente, a confiança do mercado.
O impacto dessa indicação e a volatilidade nas moedas emergentes levantam preocupações sobre a inflação e a possibilidade de intervenções cambiais em um cenário de incerteza. Com a próxima semana trazendo o euro ao centro das atenções, as expectativas permanecem cautelosas, diante da relutância da presidente do Banco Central Europeu em discutir a valorização da moeda, que pode trazer desafios para a economia a longo prazo.

