A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou, nesta sexta-feira (30), a manutenção da bandeira tarifária verde em fevereiro. Essa decisão significa que os consumidores não enfrentarão custos adicionais em suas faturas de energia elétrica, um alívio em tempos de incertezas econômicas.
O favorable cenário hidrológico, com chuvas intensas nos últimos dias de janeiro, permitiu a recuperação dos níveis dos reservatórios nas principais regiões do país, como Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte. Assim, a Aneel determinou que não será necessário despachar usinas termelétricas mais caras, o que ajudou a manter a tarifa estável. A análise do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) é fundamental para essa deliberação, que considera as condições de geração de energia a cada mês.
Os consumidores devem estar atentos, pois a próxima avaliação sobre a bandeira tarifária será realizada no dia 27 de fevereiro, quando a Aneel divulgará a definição para março. Essa sistemática de bandeiras tarifárias, implementada em 2015, tem como objetivo refletir os custos de geração de energia, que podem variar ao longo do ano. A manutenção da bandeira verde, portanto, representa uma boa notícia para os consumidores, que poderão planejar seus gastos sem surpresas na conta de luz.

