Adolescente morre após ataque de tubarão em Olinda, Pernambuco

Camila Pires
Tempo: 1 min.

Na quinta-feira (29), um adolescente de 13 anos, Deivison Rocha Dantas, foi fatalmente atacado por um tubarão em Olinda, na região metropolitana do Recife. O jovem chegou sem vida ao serviço médico e foi sepultado na tarde seguinte. O Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões apontou que a espécie envolvida deve ser o tubarão-cabeça-chata, comum nas águas locais.

A lesão que causou a morte do adolescente, localizada na coxa direita, tinha 33 centímetros de diâmetro e apresentava características de dentição típicas do gênero Carcharhinus. O Cemit observou que a área onde ocorreu o ataque, próxima a estuários, é propensa a incidentes com tubarões, sendo constantemente monitorada. Desde 1992, ocorreram 82 incidentes com tubarões em Pernambuco, com a maioria concentrada na Região Metropolitana do Recife.

Atualmente, um trecho de 33 quilômetros de praia é considerado de atenção elevada para ataques de tubarões. Embora um decreto estadual proíba atividades náuticas na área, o banho de mar não está proibido. O governo de Pernambuco anunciou planos para retomar o monitoramento de tubarões no litoral, com investimentos significativos, visando aumentar a segurança dos banhistas e minimizar os riscos de novos incidentes.

Compartilhe esta notícia