Ciclone extratropical afeta São Paulo e aciona Defesa Civil

Gustavo Henrique Lima
Tempo: 1 min.

São Paulo se prepara para os efeitos de um ciclone extratropical que se formou na costa do Estado nesta sexta-feira, 30. A Defesa Civil e os municípios locais estão unidos na elaboração de planos de contingência para mitigar os riscos associados ao fenômeno, que inclui ventos fortes e chuvas intensas, com potencial para causar transtornos significativos.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para tempestades, que abrange também Minas Gerais, Paraná e Rio de Janeiro. A previsão é de chuvas persistentes, especialmente nas regiões leste e nordeste do Estado, aumentando os riscos de alagamentos e deslizamentos em áreas vulneráveis. Em São Vicente, já foram registrados 17 milímetros de chuva em uma hora, indicando a severidade da situação.

A Defesa Civil orientou os municípios sobre a possibilidade de decretação de estado de emergência, caso necessário, especialmente após os trágicos eventos que resultaram em 14 mortes desde dezembro. Com a previsão de manutenção das chuvas intensas, a mobilização das autoridades é crucial para garantir a segurança da população e minimizar os impactos do ciclone extratropical.

Compartilhe esta notícia